sábado, 6 de outubro de 2012

A PERDA DO ACENTO CIRCUMFLEXO





F. Fabrício Pinto Prado Parente                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Resumo
            Este trabalho em como objetivo principal abordar um breve comentário sobre o novo acordo ortográfico. E o principal assunto a ser distribuído é o acento circunflexo e as principais mudanças na escrita após a reforma.

Palavras-Chave: Ortográfico, acento circunflexo.

Introdução
            Este artigo apresenta como antes era utilizado o acento circunflexo na escrita e de como a escrita passará a ser, sendo que a partir desse ano as novas normas ortográficas da língua portuguesa já estejam prontas.

Desenvolvimento
            Analisando melhor essas novas normas propostas de reformas ortográficas que vêm modificando às regras de acentuação em nossa escrita, foquei principalmente na mudança do acento circunflexo. Observei que antes da reforma o acento era utilizado em verbos que estavam na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, e os principais verbos que sofreram essas mudanças foram os verbos dar, crer, ler e ver. Sendo que antes do novo acordo eles eram utilizados dessa forma na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, como afirma Ulisses (2001, p.62): eles dêem,  eles crêem, eles lêem e eles vêem.
            Posteriormente após essa reforma, o acento circunflexo, não passará a ser mais utilizado nesses verbos que foram citados, no entanto os verbos passarão a ser escritos de uma nova forma como deem, creem, leem e veem.         
            Um outro ponto a ser discutido são as palavras que terminam por hiato “oo”, sendo que esse hiato recebe o acento circunflexo, portanto era utilizado dessa forma antes da reforma, como afirma             Hildebrando (1997, p.29): as palavras que terminam por hiato “oo”, recebem o acento circunflexo no penúltimo –o- fechado do hiato “oo(s)”, nas palavras paroxítonas. E ainda o autor exemplifica uma das formas antigas como enjôo e vôo.
            Após a reforma ortográfica, as palavras terminadas por hiato “oo”, vão sofrer certas mudanças, como a perda do acento circunflexo no penúltimo –o- fechado das palavras, ficando agora com uma nova escrita. E um dos exemplos serão enjoo e voo, essa sendo a nova forma.

Conclusão

            Com as novas propostas ortográficas, creio que irá facilitar a vida estudantes, que desde sempre viviam passando por dificuldades, principalmente em regras de acentuação, pois com a reforma o aluno aprenderá com mas facilidade, sem ter que dispor de tantas regras para aplicar nas palavras.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
André, Hildebrando A. de. GRAMÁTICA ILUSTRADA. 5° Ed. – São Paulo . Editora Moderna, 1997.
INFANTE, Ulisses. GRAMÁTICA CONTEMPORÂNEA DA LÍNGUA PORTUGUESA. 15° Ed. – São Paulo. Editora Scipione, 2001.
  

Um comentário: